Loading
  • Language Blog

    What is the story behind the Pastel de Nata?

    The Portuguese pastel de nata is iconic. But do you know the extent the original chefs go to, to keep the recipe secret?

    In my latest YouTube video, pastry chef Brenda Grácio of the Lisbon Cooking Academy tells me the whole story behind Portugal’s famous custard tart, as well as where to find the best ones in Lisbon.

    Subtitles are available in English for beginners, or you can click settings and switch to Portuguese legendas if you are more advanced and want to read exactly what you are hearing. Scroll down to grab the transcript.


    Think you’ve tasted the best pastel de nata in Portugal? Let me know in the comments where!

    PKnow someone who’s been searching for more European Portuguese content on YouTube? Send them this link and invite them to subscribe for new content every Tuesday. 

    Portuguese Transcript

    Em Portugal, não existe um pastel mais icónico que o pastel de nata, mas qual é a historia deste doce famoso? E onde podemos provar o melhor pastel de nata em Lisboa? Brenda Grácio, pasteleira de profissão, também ensina a arte da pastelaria no Lisbon Cooking Academy. Fomos conhecer a Brenda, para aprender os segredos do doce, e para comer um pouco, claro.

    Começou no Mosteiro dos Jerónimos em Belém, vem desde o século mais ou menos de 14, 15, os monges ou padres e as freiras, sempre cozinharam, não é, para eles próprios, e até para dar e vender para fora. Porque os mosteiros precisavam de dinheiro, para se pode manter em operação,
    vá digamos assim. E então, eles cozinhavam, e as freiras tinham imenso tempo, e acabavam por estar sempre dedicadas a algumas coisas e uma delas era a cozinha e a pastelaria então … começaram a cozinhar só com os ovos e com mel, na altura. E quando descobriram o açúcar,
    elas conseguiram converter ali um bocadinho a pastelaria tradicional, para o que é, hoje em dia, a nossa pastelaria conventual. Que é mesmo dos conventos, de onde vêm, que é basicamente juntar muitos ovos, muito açúcar, farinha e temos estes resultados.

    E a receita foi vendida a um pasteleiro, que quis abrir uma pastelaria.
    E a partir desse momento, tornou-se um sucesso gigante. E então a receita primeiro que tudo é segredo. As únicas pessoas que sabem são os donos da pastelaria. E mesmo aqueles que trabalham na pastelaria, a fazer os pastéis de nata, os pastéis de belém, neste caso, não sabem a receita toda. E é basicamente um ícone da pastelaria portuguesa. Toda a gente está a tentar criar essa receita, desde o minuto em que provaram o pastel de Belém. Portanto, todas as outras receitas, se chamam pastel de nata, porque são imitações, ou as pessoas tentam recriar o que é o original em si. Portanto acho que em todo o lado podemos ter essa receita, podemos ter esse pastel de nata e toda a gente adora, porque é um bolo que é pequeno, mas não é demasiado doce, e é super saboroso. E já vem de há séculos.

    Em Lisboa, o melhor pastel de nata … é assim, o pastel de Belém, sem dúvida é o melhor, o original. Mas acho que o melhor pastel de nata, na minha opinião, é o da Manteigaria, principalmente. Acho que, ou esse, ou o da pastelaria Aloma. São duas pastelarias que têm ótimos pasteis de nata. Receitas diferentes, mas ótimas.

    Eu tirei um curso de pastelaria. Há quatro anos. Tirei um curso de pastelaria, que também tem muita parte de cozinha. Mas tirei principalmente pela pastelaria, porque sou apaixonada há muitos anos. Sempre fiz coisas em casa, depois resolvi que realmente, queria fazer isto profissionalmente. Fui tirar o meu curso, trabalhei em dois hotéis,
    de cinco estrelas, e depois fui convidada pela Ana, vir integrar a equipa dela aqui na Lisbon Cooking Academy. A mentora desta escola e a dona é a Ana Viçoso, ela é espetacular, adorou o conceito. E então abriu esta escola, para que todas as pessoas, quer estrangeiros, quer portugueses, pudessem aprender a cozinhar e nós, ensinarmos um bocadinho aquilo de que somos apaixonadas. E então, toda a gente pode vir aqui, através do site, marcar aulas de cozinha, aulas de pastelaria, aprender um bocadinho sobre … a cozinha tradicional portuguesa, principalmente para os estrangeiros. E cozinha internacional para portugueses, Ou para toda a gente que quiser aprender.

    To book a Pastel de Nata workshop at Lisbon Cooking Academy, visit the website.

  • You may also like

    No Comments

    Leave a Reply